quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Por que um blog?

       
   Quase todo mundo que me conhece sabe que amo leitura. Tenho vários livros em casa, indico e compartilho leituras com todos que convivem comigo, me perco horas e horas numa livraria. Gosto tanto de literatura que trabalho com isso na Sala de leitura de uma escola municipal, em São Paulo. Mas o que quase ninguém sabe é que, além de ler, também gosto de escrever.
            Desde criancinha, quando comecei a ouvir histórias na escola, me imaginava criando as minhas. Mas até hoje só escrevi nos meus cadernos pessoais que ficam bem guardados. Tenho vários. Às vezes gosto de reler alguns para me lembrar de como pensava há alguns anos. Tive a fase adolescente, mas os de agora são um pouco diferentes. São mais reflexivos. Talvez pudesse chamá-los de devocionais. Neles registro meus pensamentos, sonhos, projetos e orações. Muitas vezes misturo as impressões que tive da leitura bíblica com as impressões que tenho da vida.
            Certamente, por aqui, os textos no início serão pessoais também: pensamentos, experiências, opiniões.
            É um tanto arriscado me expor. Vou devagar. Até para saber se é mesmo algo em que me saio bem ou se só é bonito na minha imaginação.
            A sacada de começar a escrever veio num dia em que fui ao Sarau Suburbano Convicto, lá na Bela Vista. Vi autores reais, e eles me pareceram gente como eu. Não aqueles deuses no Olimpo, como os autores clássicos. Claro que não! Foi quando eu percebi que, se queria ser escritora um dia, tinha que começar a escrever. Parece até meio óbvio, mas não é. Muitas coisas na vida só acontecem depois que a gente tem uma dessas sacadas. Ou como se dizia antigamente, quando a ficha cai.
            Daquele dia para cá, pensei muito nisso e até me aventurei a escrever uns textos de ficção (que, por enquanto, ainda estão bem guardados...rs). Conheci outros Saraus e a vontade crescia como tinha de ser. Então cheguei ao blog.
            Acho que a Internet pode me proporcionar a experiência de que preciso para colocar para fora essa mania de escrita. Aliás, acho a Rede Mundial uma das maiores invenções da humanidade. É o mundo em nossas mãos. Um espaço tão democrático e tão poderoso quanto perigoso. É a liberdade com seu ônus.  Foi buscando tutoriais para fazer penteados no meu cabelo que descobri blogs e vlogs bem legais. Comecei a seguir alguns e percebi que o cavalinho da oportunidade estava passando bem na minha frente!!! Confesso que me sinto um pouco “peixe fora d’água”. É tanto jeito igual de falar, estrangeirismos, vocabulário próprio da tribo blogueira que imagino ainda não ter a cara do grupo. Vamos ver mais para frente se consigo me enturmar.
            No entanto, quero deixar registrado que admiro muito e até me inspiro nos novos escritores blogueiros. As meninas que fazem tutoriais, resenhas, vídeos de moda, vídeos de DIY me deixam fascinada. É um talento próprio desta geração. Até acho que estou um pouco atrasada, mas antes tarde do que nunca, não é?
            Chavões à parte, espero que tenham gostado do início! Vou tentar alimentar o blog toda semana. E estou muito ansiosa para ler os comentários!
            Beijos!
             

            

14 comentários:

Ale disse...

Vaninha, minha amiga!!! Que honra ser a primeira a comentar aqui!!! :D

Primeiramente, parabéns pela coragem de montar o blog!! Não é fácil tornar público aquilo que escrevemos - pelo menos não para mim... Querendo ou não, divulgar nossos escritos é dar nossa cara a tapa, não é?

Adorei seu texto introdutório!!! Super bem escrito - e como não seria? - e muito espontâneo ao mesmo tempo!! Tinha que ter Legião, né? Hahahaha Achei a sua cara!!! :D Sério, amiga, demorou para você montar esse blog, mas antes tarde do que mais tarde!!! ;)

Continue com essa energia toda, que o blog há de ter muito futuro pela frente!!! Já estou ansiosa pelos próximos posts - e curiosíssima pelos textos de ficção! hehehe

Um beijão!! Amo você!!
P.S.: amei o nome do blog!!! :D

escrivaninhaortiz disse...

Obrigada, Alê!!!!!! Ter um comentário seu é uma honra!!! Feliz!!! Bjs

Unknown disse...

Enquanto lia eu tive a sensação de estar ouvindo você, com sua sempre doce voz. Te admiro muito, sou sua fã e ler seus pensamentos aqui vai ser uma honra..... Arrasa amiga!

escrivaninhaortiz disse...

Ah, que linda!! Obrigada, Nan!! Bjs

LUAN DA SILVA G disse...

Vânia, ao ler sua publicação me lembrei dos tempos de ensino fundamental, suas aulas de português... Nossa, eram maravilhosas, cativantes! Me lembro do teu jeito paciente de explicar e falar... E você transmite isso até em seus textos! Estou orgulhoso e digamos que um tanto ansioso para ler suas publicações, aqui! Obrigado pelos ensinamentos e parabéns pelo blog! Ficou show!!!! Bjs

escrivaninhaortiz disse...

Muito obrigada, Luan! Bjs

Cot Yagami disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cot Yagami disse...

Parabéns, Vânia, por sua dedicação à leitura.

escrivaninhaortiz disse...

Muito obrigada, Cot Yagami!!! rs

Unknown disse...

Simplesmente amei prô, é um texto tão intimo, mas de uma intimidade universal aos amantes da literatura! Maravilhoso!

Neiva Almeida disse...

rs .. também tive a sensação de te ouvir Vania..
Torço por você sempre!!
E como você sempre me diz; "temos que fazer o que gostamos" desta forma preenchemos o mundo, pois não fomos feitos para sermos iguais..
Deixo aqui também o meu "Obrigada pelo incentivo, finalmente, agora estou começando a trilhar o meu verdadeiro caminho..
Bjs

escrivaninhaortiz disse...

Obrigada, Bruno! Bjs

escrivaninhaortiz disse...

Obrigada, amiga Neiva! Bjs

Priscila Molina disse...

Desejosa de ler mais textos seus por aqui :)

Comente com o Facebook:

Comente com o Facebook: